“O Senhor teu Deus está no meio de ti com um herói salvador.” (sf 3, 17)

 Na segunda-feira, dia 12/02/2024, no Rebanhão, em Brasília, o padre Eduardo José iniciou a pregação sobre Senhorio de Jesus, dizendo que a Palavra de Deus não é um livro, é uma pessoa, que tem um rosto. E começou com a passagem de Ap 3, 14-22. Deus é o dono da igreja.

 

A chave que abre a porta é a cruz de Cristo. Não pode haver cópias de chaves. Ele entra e sai quando Ele quiser

O Senhor nos convida a sermos quentes. A mornidão significa indecisão. O que Jesus diz é que o seu sim seja sim e o seu não seja não. O meio termo pertence ao maligno.

Você faz parte da cidade em que Jesus ainda não manda? E na sua vida, Jesus está dentro ou fora?

Se nós não oramos para tomar decisões nas nossas vidas, nos tornamos senhores das nossas vidas, significa que Jesus está do lado de fora, como Ele diz em Ap 3, 20.

O padre deu um testemunho de que quando entrou no seminário, levou um discman, para ouvir louvores e pregações. Porém o aparelho dele não era antichoque, ou seja, com o movimento, o CD pulava, então ele devia ouvi-lo deitado. Com o tempo, ele viu que um colega tinha um discman antichoque e ele começou a desejar um aparelho igual. Ele foi rezar, pedindo a Deus um aparelho daquele, era assim que ele tinha aprendido na RCC: colocar tudo aos pés de Jesus.Se Jesus é o Senhor eu preciso submeter a Ele todas as coisas. Mas sentiu em seu coração que Jesus lhe falava para não comprar. Ele queria tanto o aparelho que achou que não tinha sido Jesus a falar com ele. E ele mandou comprar, só que não tinha do que ele queria, mas mandou comprar um parecido, mesmo não sendo exatamente o que queria. Com duas semanas, o aparelho pifou e o conserto era mais caro que o próprio aparelho. Um tempo depois, um amigo disse que queria dar a ele um discman e que já estava há um mês tentando comunicar isso ao padre, mas o padre não o ouvia. O colega lhe deu o aparelho e ele viu que era exatamente o que ele queria. Neste instante, ele compreendeu o que Jesus queria lhe falar: você não deve comprar, porque eu quero lhe dar. E então ele foi se confessar e pedir perdão a Deus por não ter tido Jesus como seu Senhor.

Ter Jesus como Senhor não é ouvi-lo em todas as coisas, mas submeter a Ele todas as coisas. Jesus, eu tenho um projeto e quero submeter esse projeto a ti. Jesus precisa estar no centro.

O problema é que tiramos Jesus e colocamos nós mesmos no centro.

Infelizmente, em muitos GO’s, Jesus não é o centro, porque, se Ele não é Senhor de cada servo, não vai ser servo do GO.

Devolva a Jesus o lugar dEle: o centro de todas as coisas.

Seremos um: eu com Ele e Ele comigo.

Foi preciso que o discman dele estragasse, para que ele devolvesse o lugar que pertencia a Jesus. O que precisa estragar nas nossas vidas para que devolvamos a Cristo o Seu lugar? Precisa estragar o GO? Nossos sentimentos?

A hora é agora! O padre fez uma oração para que todos submetessem suas casas, seus filhos, suas famílias, tudo, para que Jesus fosse o dono de tudo. Levou todos a renunciarem as “cópias” das chaves que fizeram de tudo na vida, para que só Jesus tenha a chave.

O padre leu a passagem de Sofonias 3, 14. Nada acontece sem Jesus. Ele é a fonte e nada acontece longe dEle. O Senhor nosso Deus está no meio da Igreja. Em Sofonias, o Senhor  está na parte interna e não fora, como em Ap 3, 20.

Deus nos coloca dentro da trindade, para que nós aprendamos a colocá-lo dentro de nós. O nosso lugar seguro é dentro da trindade, e não fora. Para sermos exatamente aquilo para o que fomos criados.

O homem, para que esteja no centro da Trindade, precisa fazer de si uma habitação para Deus. Deus descansa no homem e o homem descansa em Deus. O homem deve trazer a trindade para dentro de suas decisões, de seus projetos, de sua vida. Dentro do coração do homem, Deus precisa estar como único dono.

“Ele está no interior como sede dos pensamentos e das emoções. Ele precisa estar na sede de mim.

Tudo passa por Ele. Ele filtra todas as coisas. Eu entro em juízo com Ele: o  meu coração quer isso e aquilo. Tu te agradas disso, Senhor?”

Jesus submeteu ao Pai o nome de cada apóstolo antes de escolhê-los. E você, quando vai escolher um marido, um namorado, uma namorada, não reza nem uma Ave-Maria para saber se é vontade de Deus e toma decisões erradas.

O padre citou Gedeão, que foi para a guerra sem levar nenhuma arma. Levou um cântaro vazio e uma tocha de fogo. Quando quebrou o cântaro, o fogo se espalhou. Enquanto não quebrarmos nossos ídolos, nossos cântaros, o fogo não se espalhará. 

Mesmo quando as ordens parecerem estranhas, obedeçamos, porque Deus já olha o outro lado da montanha.

Deus está no meio de ti, como valente libertador.

“Por tua causa, Ele está contente e alegre. Ele fará de ti a Sua maior alegria” (Sf 3,17). Você vai ser a alegria de Deus. Isso acontecerá quando Ele for o centro das nossas vidas. Não seremos mais um corpo estranho a ser vomitado como em Ap3, mas a alegria de Deus.

Deus nos dá uma ordem: grita de alegria, filha de Sião!

O padre ainda lembrou a passagem de Lc 1, 28. O anjo entrou onde Maria estava. O anjo bateu na porta? Significa que Maria estava toda aberta à visitação de Deus. Ele não precisou bater na porta dela, como em Ap 3, 20. Será que o anjo pode entrar na sua casa agora?

O anjo falou a mesma coisa para Maria que tinha dito em Sf 3,14: Alegra-te!

O padre citou o episódio da torre de Babel, em que os seres humanos subiram em torres da sua soberba. Só Maria desceu na sua humildade. Deus encontrou prazer nela porque Ela fez dEle o seu tudo e disse que queria estar dentro dela e encarnou-se nela, como Jesus.

Maria é um exemplo para nós: Ela era cheia de Deus. Quanto mais Deus deu a ela, mas ela se dilatou para receber. A palavra hebraica para “glória” tem relação com a palavra “peso”. Quando estamos cheios da glória de Deus, estamos cheios de peso, ficamos encurvados em obediência a Deus. Maria era uma mulher encurvada diante da glória de Deus.

Senhorio de Jesus não se resume a não seguir falsas doutrinas. É a obediência total ao Senhor.

A bíblia revela que existe um Deus que dança. O padre leu então Sf 3 de novo. “Por tua causa Ele está contente e alegre: saltando de alegria!”

Se colocamos Jesus para fora, hoje, pelo Espírito Santo, vamos colocar Jesus para dentro!

Pe. Eduardo José – RCC SP
Texto por Susana Brito
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!