A Nossa História

 

A Renovação Carismática Católica do Distrito Federal possui mais de 220 grupos de oração e está organizada nos mesmos moldes da Arquidiocese de Brasília, em 15 setores. Em 2023 a RCC-DF completa 50 anos e possui um Conselho Distrital que é composto pela Presidência, Secretaria Geral, Tesoureiro, Membros Convidados, Coordenadores de Setores e de Ministérios. Para conhecer o conselho atual, acesse a página: Conselho Distrital.

O Grupo de Oração semanal é a célula principal da RCC e estes acontecem com o auxílio do que se denomina na RCC de Ministérios. Os ministérios no âmbito da RCC abrangem: Pregação, Formação, Música e Artes, Intercessão, Oração por Cura e Libertação, Famílias, Crianças, Jovem, Fé e Política, Universidades Renovadas, Intercessão, Comunicação Social, Promoção Humana, Cristo Sacerdote, Seminaristas e Religiosas e Consagradas.

Além dos grupos de oração semanais, a RCC DF reúne bimestralmente todos os servos para um encontro, Cenáculo de Servos, a fim de gerar unidade com todos os setores. Em âmbito setorial, acontece mensalmente, as escolas de Servos, onde se reúnem todos os servos do setor para aprofundamento e formação.

A RCC DF tem como serviço ainda, uma comissão para auxílio a uma livraria, onde vende materiais de formação e artigos religiosos a preços populares para difusão da fé católica e aprofundamento da espiritualidade carismática.
No tocante às obras sociais, a RCC DF mantém um Lar de Idosos localizado em Planaltina, a Comunidade de Renovação, Esperança e Vida Nova (CREVIN).

Tem-se ainda um programa na Rádio Nova Aliança, todos os sábados a partir das 20h, sendo levado aos diversos lares um Grupo de Oração com pregação, música e muita oração.

Outros eventos que mostram a potência da RCC DF são o Rebanhão, encontro de carnaval e o Vem Louvar, que acontece no fim do ano. Em 2013, o Rebanhão atingiu um público com participação de mais de 35 mil pessoas do DF e entorno durante os três dias de carnaval. As edições do evento conta com missas, adoração, pregação, e muita música católica em ritmos carnavalescos. Em 2014, foram celebrados os 30 anos do Vem Louvar que tem entrada franca, assim como o Rebanhão, e tem como objetivo reunir a comunidade católica para um fim de semana de louvor a Deus e adoração, com show católicos e programação variada. 

Para saber outras informações sobre a RCC DF, acesse os canais de comunicação da RCC ou dirija-se ao escritório localizado à Quadra 601 Sul (SGAS ), módulo s 3/4, L2 Sul (no prédio da Rádio Nova Aliança), atrás da Paróquia Bom Jesus.



Início de tudo

Irmã Berenice foi quem iniciou o primeiro grupo de oração no Santuário Nossa Senhora de Fátima, 906 sul e o Frei Odorico foi o incentivador e quem acompanhou os primeiros passos deste grupo de oração.

Dom Geraldo do Espírito Santo D’Ávila, então bispo auxiliar de Brasília e depois Arcebispo Militar do Brasil, foi o primeiro bispo assistente do Conselho Nacional da RCC Brasil.

O início da RCC no Distrito Federal se deu após alguns jovens terem participado de um SVES na cidade de Anápolis – GO. Este pequeno rebanho, cheio do Espírito Santo, ao retornar para Brasília, procurou formar outros grupos em suas respectivas Paróquias e residências: Nossa Senhora das Dores (Cruzeiro Velho); residência do casal Mansur no Lago Sul e que anos depois foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na mesma região. Este referido grupo era formado inicialmente por jovens, oriundos do Grupo de Oração da Paróquia. Nesta mesma época, Dom Ávila, que ainda era Monsenhor, deu grande força a esta espiritualidade que começava desabrochar na Arquidiocese de Brasília.

Em janeiro de 1979, chegou a Brasília Adécio Sartori, então participante da Renovação Carismática em Ribeirão Preto-SP desde 1977. A Comunidade de Ribeirão Preto era forte e cheia de dons. Os leigos já tinham adquirido experiência e aprofundamento nos dons e carismas. Assim, Adécio resolveu, com a ajuda de Irmã Débora Domiciano, que coordenava um grupo Jovem na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Taguatinga Centro, trazer um ônibus lotado de leigos, com Padre Primitivo Baltazar, para ministrarem a primeira experiência de Oração Querigmática, com leigos dando palestras e coordenando. Os participantes inscritos para fazerem a experiência eram jovens adolescentes de 14 a 17 anos, o que estranhou muito a equipe, que se recusou inicialmente a ministrar a experiência. Com a intervenção do Padre Primitivo aceitaram ficar. Na viagem para Brasília a equipe orava e os textos bíblicos falavam de jovens e crianças: “Deixai vir a mim as criancinhas…” Foi muita benção de Deus. Os jovens aceitaram a espiritualidade carismática, sendo que o grupo jovem passou a adotar os carismas da RCC. Como foi muito difícil essa empreitada, além de sofrida pelos confrontos da equipe, resolveu-se formar uma equipe aqui mesmo, utilizando-se das orientações, esquemas de palestras e hinário de cantos apropriados para que as experiências de oração querigmática acontecessem. Foi uma ação poderosa do Espírito Santo. Logo a cidade de Taguatinga se incendiou, os grupos de oração se multiplicaram e os encontros sucederam-se um após outro. Irmã Elise, do Lar de Velhinhos de Taguatinga Sul era a coordenadora. Confiante no trabalho dos jovens ela deu carta branca para a atuação. Muitas equipes se formaram e logo todo DF estava coberto da ação do Espírito Santo. Logo as equipes saíram em missão pelo Estado de Goiás, Minas Gerais e mesmo no Estado de São Paulo conforme informações anexas de registros desse tempo.

Havia reuniões mensais para instrução partilhas, surgindo as primeiras escolinhas de servos. A orientação era de obediência aos sacerdotes que sempre corrigiam, exortavam quanto aos desvios. Intensificou-se a catequese e devoções marianas para que se mantivesse nos caminhos de fé da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Eram milhares de participantes. Formamos equipes de experiência de orações e, em dado final de semana, ministramos uma dezena de experiências ao mesmo tempo. Os grupos se multiplicaram, as paróquias abriram as portas. Enviamos seminaristas para participar do Renascem em Roma e em outras localidades do Brasil. Tivemos então os grandes eventos com sacerdotes e religiosos vindos de fora como Padre Degradom Damasceno e Robert De Grandis, Irmã Briedge Mac Kena, Prado Flores, Clarita, além dos pregadores nacionais como Padre Jonas Abib, Padre Eduardo Dougert, Sebastião Bernardino coordenador de Goiás/ Goiânia e tantos outros.

Havia um jornal chamado Mãos Estendida. Os grandes eventos tiveram cobertura de jornais impressos e televiso em diversos veículos de comunicação. 


Quatro fatos marcantes que contam como surgiu a RCC no Distrito Federal:

· O 1º Seminário de Vida no Espírito Santo foi coordenado pela Irmã Rita Aguilhard, (franciscana que conheceu a RCC nos EUA, sua terra natal), com pessoas que faziam parte dos grupos de oração existentes naquela época. Nosso primeiro diretor espiritual foi o Frei Wilmar, Franciscano que retornou de Goiás há dois anos e se encontra na Paróquia Santo Antônio/Asa Sul.

· O 1º Coordenador foi o Sr. Ronnie Baptista Soares, seguido pelo Sr. Fauzi Mansur, que permaneceu por um período de 4 anos; em seguida, o Sr. Victor Hugo. Após este, o Sr. Wanderley Campos, Adécio Sartori, Ir. Débora, Amelinha Albuquerque, Wilker (atualmente Sacerdote desta Arquidiocese), Sr. Ibraim, Sr. Herculano, Sra. Kedina e atualmente Sra. Keila.

· O ministério de Cura e Libertação teve início no ano de 1.982, com a coordenação de Margarida Maria Couto, que na época coordenava também os Seminários de Vida no Espírito Santo, sendo sucedida pelo Sr. Roberval, Amelinha e outros.

· Este grupo inicial promoveu vários Encontros, Experiências de Oração, Seminários de Vida no Espírito, Retiros Espirituais, evangelizando e levando o Espírito de Pentecostes às cidades circunvizinhas: Formosa, Luziânia, Alvorada do Norte, Posse, Planaltina e demais cidades satélites.

A Irmã Trindade, da Arquidiocese de Brasília, era a tradutora oficial da RCC Brasil nos grandes eventos pelo país quando vinham sacerdotes estrangeiros como o Pe. Robert De Grandis.

Por muitos anos o Escritório Nacional da RCC/DF funcionou em Brasília no Setor de Rádio e Televisão Norte no edifício Brasília Rádio Center.

Vocações sacerdotais e religiosas a partir dos grupos de oração da RCC/DF:

Sim, podemos citar alguns que estão na Arquidiocese e tiveram suas vocações nascidas dentro do movimento da RCC: Padre Wilker Bandeira Claret, Padre Moacir Anastácio, Dom Giovanni Caldas Barroca, Padre Paulo Castelhanos, Padre Rambo, Padre Valdete, Frei Fabrício do Santuário de São Francisco, Padre Róger Araújo, Frei Hoslan, Frei Josué, entre outros.

O grupo de oração do seminário maior da arquidiocese de Brasília, que funciona até hoje, iniciou suas atividades em 1987 com 4 seminaristas, entre os quais o Pe. José Valdete e o Pe. Oswaldo (hoje em SP).

RÁDIO NOVA ALIANÇA (Fundação Rainha da Paz): FRUTO DA RCC-DF

Um pouco de Nossa História

 

Há 30 anos a Rádio Nova Aliança desempenha sua missão de evangelizar e transmitir a Palavra de Deus nos lares. Nossa história começou a ser escrita em 1985, com a Renovação Carismática Católica que surgia no Distrito Federal.

A vontade era tanta de anunciar a Boa Nova, que um grupo de mulheres procurou a coordenação da RCC para expor o anseio de se instalar uma emissora de rádio em Brasília, com o objetivo principal de evangelizar. O então coordenador da RCC, Adécio Sartori, com um grupo de pessoas, pôs-se a rezar para discernir se realmente esse projeto seria da vontade de Deus. No texto de Isaías 40:9, foi possível constatar que não era apenas um ideal e, sim, um propósito de Deus. No Versículo 9, o chamado é uma certeza. Deus realmente estava à frente do projeto.

 

“Subi a uma alta montanha, para anunciar a Boa Nova a Sião, elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, Dizei às cidades de Judá: “Eis vosso Deus”! (Is 40:9)

Sem recursos financeiros, mas com muita oração nascia em 15 de dezembro de 1987 a Fundação Rainha da Paz. Depois foi requerido o pedido de outorga de rádio educativa AM para Brasília, no ministério das comunicações. Em 27 de setembro de 1988, o então Presidente da República, José Sarney, concedeu o canal 710 AM para a Fundação Rainha da Paz. Surgiam pedras no caminho. Naquele momento a comunidade necessitava muito de recursos financeiros, um terreno consideravelmente grande para a implantação do sistema e o mais importante: fé. Porque a obra teria que surgir do nada, para a Glória de Deus, que estava à frente providenciando tudo.

 

Com o apoio de engenheiros de telecomunicações, de recursos financeiros que chegavam em forma de doações diversas e o apoio da Comunidade Canção Nova, tão importante para os primeiros passos, no dia 21 de Setembro de 1991, a Rádio Nova Aliança enviou para os ares de Brasília o som do amor, da paz e da alegria, em meio a prantos de júbilo e com muita gratidão a Deus, que avançava à frente da obra conforme o texto de Isaías: “Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro”. (Is 45:2).

A mobilização do cardeal Dom José Freire Falcão para colocar os movimentos na grade de programação, a preparação do pessoal de locução pela Comunidade Canção Nova, os cursos em São Paulo e Fortaleza e já se podia iniciar definitivamente os trabalhos da nova emissora.
Inovando em suas mensagens, pois, conforme o seu Estatuto, o objetivo primeiro é a evangelização segundoe os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. A Nova Aliança fora dedicada à Rainha da Paz e nada melhor que associar o dia da inauguração oficial a uma data mariana: a anunciação do Anjo Gabriel a Maria. Com Santa Missa na Catedral de Brasília, no dia 25 de março de 1992, a Rádio Nova Aliança AM 710 entrava definitivamente no ar, oferecendo uma programação diferente e cheia de novidades à comunidade de Brasília. Nesse tempo a Renovação Carismática sob a coordenação de Adecio Sartori trabalhou incansavelmente também para a preparação da década de Evangelização que aconteceu de 1990 ao Ano 2000. Com o surgimento da Rádio a Nova Evangelização seguiu um Caminho próprio, desvinculado também da RCC, mas foi fundamental para o surgimento de outro trabalho também muito importante na Arquidiocese, o Hallel,. O Hallel contou com a força dos movimentos e serviços da Arquidiocese, notadamente a RCC, Evangelização 2000 e Rádio Nova Aliança.Hoje a Nova Evangelização acontece como EESA ( Escolas de Evangelização de Santo André )

Depois destes fatos, vieram a capela, as adorações, os eventos da Nova Aliança, os estúdios de produção e, também, mais uma emissora, a Nova Aliança FM 103.3, iniciada oficialmente em 9 de Julho de 2002. 

Hoje, a Rádio Nova Aliança continua com o propósito de evangelizar, educar, levando aos nossos ouvintes, muita informação, cultura, formação, consciência de cidadania e entretenimento. Irradiar o conhecimento do esplendor de Deus. Eis nossa mensagem, eis nossa grande meta. Tudo isso podemos realizar em Jesus Cristo pelas ondas sonoras das emissoras Nova Aliança. FRUTOS DA RCC/DF

 

O VEM LOUVAR

 

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA. História que construímos juntos. Com amor, solidariedade, trabalho, esperança, força da fé e tantas outras virtudes que solidificaram os alicerces de nossa vida. I VEM LOUVAR – Ano Internacional da Juventude – 1985 – 15 de dezembro. Era para ser um encontro de juventude com a pastoral da juventude, mas o Espírito de Sabedoria falou mais alto através de Dom Ávila e fomos orientados a fazer um encontro carismático com temas da juventude para atraí-los em tempo de reflexão profunda e urgente. Assim, no dia do evento jovens de toda localidade do DF e entorno entraram com violões, atabaques, percussões e muita, muita alegria, no Ginásio Nilson Nelson. Em tempo de advento e para seguir a voz da Igreja foi escolhido o domingo “Laetare” ou “Gaudete” para que os cantos de alegria e festa chegassem ao céu. Outros sucederam-se e permanecem até hoje, graças a Deus e aos coordenadores da RCC que se empenham para seguir as aspirações do Espírito Santo. Muitos de meus amigos estiveram lá. Vamos recordar e compartilhar para matarmos a saudade. Assim alimentamos o desejo do encontro, que sempre nos aperfeiçoa no ato de amar.

Foto: jovens da equipe de ornamentação, véspera do início do II Vem Louvar, dezembro/1987

CREVIN

Na mesma época em que foi inspirada a Rádio Nova Aliança (final da década de 1980), a comunidade da RCC de Planaltina, sentiu a inspiração para abrir um asilo para idosos naquela região administrativa. O terreno foi doado e, com muito custo, iniciou-se a obra, capitaneada por pessoas como Zenon, Salvador Maria Ricarda.

Maiores informações: http://rccdf.org.br/portal/crevin-2/