O termo “ministério” é amplamente usado para designar os diversos serviços prestados aos grupos de oração nas dioceses, nos estados e a nível nacional. Como todo ministério na Igreja, o da pregação também tem sua raiz no Batismo, que confere a todo batizado o tríplice múnus de Jesus Cristo, o múnus sacerdotal, o múnus profético e o múnus real.
Assim como Jesus se ofereceu a si mesmo sobre a cruz e se oferece na celebração da Eucaristia para a glória do Pai e pela salvação da humanidade, incorporados em Cristo Jesus, os batizados unem-se a ele e ao seu sacrifício na oferta de si mesmos e de todas as suas atividades, trabalhos, orações e missão, assumindo, assim, o múnus sacerdotal.
A participação do múnus profético de Cristo se dá pela aceitação, na fé, do Evangelho, pelo testemunho da vida e pela força da palavra, pela proclamação do Reino de Deus e pela denúncia do mal. Ao pertencerem a Cristo Senhor e Rei do universo, os fiéis leigos participam do seu múnus real, vivem a realeza cristã, sobretudo no combate espiritual para vencerem dentro de si o reino do pecado. (Cf.Christifideles Laici, 14)
O Ministério de Pregação, assim como os demais ministérios, não é uma instância de governo, mas de serviço. O serviço prestado pelo MP no âmbito da RCC tem dois objetivos, principalmente:
1) Formar e capacitar novos pregadores para pregarem nos grupos de oração, proclamando o primeiro anúncio – querigma- de forma correta no que diz respeito ao conteúdo e à metodologia, mas também com a unção do Espírito Santo;
2) Aperfeiçoar e formar constantemente os pregadores experientes, através de eventos formativos e oficinas de pregação.
Em suma, o Ministério de Pregação é o ministério da RCC que presta um serviço de assessoria através da formação de pregadores. Apresentamos abaixo as atribuições do Ministério de Pregação em suas respectivas instâncias de coordenação:
a) Nacional– Articular e direcionar o MP junto às coordenações estaduais e orientar os pregadores do Brasil. Elaborar e compilar material de formação para o ministério. Alimentar e atualizar constantemente o blog do Ministério de Pregação. Manter unidade com os demais ministérios a nível nacional e atender aos direcionamentos do Conselho Nacional;
b) Estadual – Articular e direcionar o MP junto às coordenações diocesanas do ministério, formar formadores de pregadores e orientar os pregadores do Estado, mantendo unidade com os direcionamentos da coordenação nacional do MP;
c) Diocesano – Articular e direcionar o MP dos grupos de oração, formar e orientar os pregadores da diocese, sempre em unidade com os direcionamentos das coordenações estadual e nacional do MP;
d) Grupo de Oração – Assegurar-se de que os pregadores do Grupo de Oração recebam a formação adequada, conforme orientações da coordenação nacional do MP.
Fonte: Blog Ministério de Pregação RCC Brasil