Sou padre Wellington, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José, sou filho da RCC, já servi no movimento, estou aqui hoje um simples servo do Senhor que está aqui para fazer a vontade de Deus.
Hoje a palavra de Deus nos incomoda, nos interpela, mexe conosco, porque Deus quer os verdadeiros discípulos, que escutam sua palavra, sua voz com o desejo de segui-lo, de doar a vida para Ele.
Ele sabe quem quer segui-lo e vai ajudar, mas precisamos reconhecer quem somos, olhar para nós mesmos.
Com os provérbios, palavras de sabedoria para ajudar o povo a viver bem, fazer a vontade de Deus e ser feliz na sua vida. A Palavra nos diz que é necessário refletir antes de sair julgando de qualquer jeito. Deus não olha a aparência, mas vê o coração, nós julgamos na primeira impressão, mas Deus nos diz para fazer um discernimento espiritual de tudo ao nosso redor. Ele dá três exemplos, da peneira que passa o que queremos. Deus quer de nossa vida uma reflexão de pensarmos antes de julgar, de falar.
Nossa boca precisa anunciar a palavra do Senhor, temos que ter discernimento para saber o que convém e o que não convém. Precisamos ter cuidado de não ficar falando besteira, o que não tivemos discernimento de peneirar na nossa vida. O Espírito Santo nos ajuda a purificar o que vamos falar.
Outro exemplo o vaso num forno em alta temperatura para ver se vai trincar ou não, o Espírito santo faz isso nos prova para saber se o que estamos querendo e fazendo é vontade de Deus em nós.
Outro exemplo é o fruto que árvore dá, conhecemos o fruto pela árvore. Nosso coração precisa ser a terra que o Senhor possa colher frutos bons. O que a gente produz parte da nossa história, nossa raiz. Antes de sair jugando precisamos ter os critérios do Espírito Santo, fazer a experiência de olhar com olhos de Deus.
O evangelho nos dá exemplos dos que julgavam os pequenos, se sentiam poderosos, querendo mostrar que sabiam de tudo, mas eles mesmos não colocam em prática. Jesus chama isso de hipocrisia, ou seja aqueles que fazem teatro, são pessoas perversas, ímpias. Um discípulo do Senhor não pode ser ímpio. O Senhor sabe como está nosso coração, sabe que tudo parte do nosso pensamento.
Tem pessoas que parecem que só produzem coisas ruins. Não podemos falar uma coisa e viver outra, é preciso um coração que deseja mudança e um coração sincero.
Estamos nos preparando para a quaresma, tempo de conversão, temos que deixar o erro para traz e ser verdadeiramente discípulos, cristãos, focados no sentido da vida. Fomos feitos para o céu, para santidade. Não fomos feitos para essa terra, aqui somos estrangeiros. Santo Agostinho disse que somos estranhos nessa terra. São Paulo nos diz que nosso corpo é corruptível, não podemos temer, fomos feitos para a glória, não devemos ter medo da morte, fomos feitos para viver a vida na graça, o Senhor venceu, então não temos que temer, pois o Senhor nos dá um tempo de graça, um tempo novo.
O Senhor nos diz para sermos firmes e inabaláveis, empenhados na obra Dele.
Estamos vivendo mesmo as obras do Senhor?
Às vezes nós nos achamos mestres e nos colocamos acima do Senhor, cegos guiando cegos. O perigo de apontar o dedo para o irmão e ter quatro apontados para nós, temos que ser cristãos que seguem atrás de Jesus, não na frente de Jesus, não querendo ser os mestres. Temos que ser discípulos que buscam ser sinal de santidade.
Devemos viver verdadeiramente o amor de Deus, mas o amor não vai prevalecer em nós se o amor mundano estiver em nossos corações.
Precisamos tirar as máscaras os pecados denunciar o que nos afasta e de Deus, para vivermos a vida plena com Ele.
O Senhor nos fala acorda, é tempo de mudança.
Se Deus voltar, você acha que está pronto para ir ao encontro Dele?
Sua alma está preparada para ir ao encontro do Senhor?
Deus conhece as árvores dele, Ele sabe o que plantou. Você é árvore de Jesus. Temos na alma o desejo de eternidade.
Os que buscam ser de Jesus não podem participar do carnaval do diabo, temos que lutar pela santidade, temos que abraçar o ser cristão. Ser cristão não é se deixar levar para o abismo do pecado.
Só o Espirito Santo pode e deve nos conduzir, temos que ser cristãos verdadeiros, que sigam Jesus Cristo.
Santo Inácio de Antíoquia dizia que onde está Jesus Cristo está a igreja católica. E digo: onde está o Espírito Santo está a RCC, a sua família, você.
Aqui está o Espírito Santo em nosso meio. Temos que estar onde o Espírito Santo está, que não é nas festas mundanas.
Onde estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, está a igreja, a RCC, nossa família, cada um de nós. Não podemos seguir a voz do mundo, mas a voz do Espirito Santo que nos guia, nos leva para a santidade.
É tempo de agradecer porque Deus não nos abandona, não nos deixa sozinhos. O Senhor quer nos formar para ser fruto de santidade. O fruto de santidade busca o Senhor por amor.
O Senhor quer de nós mudança espiritual, ser cristão que busca a confissão, a santa missa, a santidade.
Cadê a RCC que busca santidade? Precisamos ser fogo do Espirito Santo, geração ressuscitada. Deus não apagou a chama do seu coração, você não pode apagar essa chama, o inimigo não pode apagar a chama do seu coração.
Você foi escolhido(a) para a vitória, para o céu não para uma vida hipócrita.
Tome posse de viver a graça do Espirito Santo, o céu, as coisas divinas, não as coisas mundanas. Deus te arrancou da lama para coisas maiores.
Você foi feito para o céu. A nossa vida é para a eternidade. Peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos fieis, e colocar o nosso coração no mestre que nos dará a vitória. Mesmo que nós cansemos, não será em vão nossas lutas, nossas batalhas, nossas orações. Reze mesmo sem forças, continuem a rezar, sua oração oração será a salvação da sua família.
Homilia: Padre Wellington Ribeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José-DF
Texto por Ainara Veloso
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF