Homilia Dom José Aparecido Rebanhão – 11/02/2024

 A gente não pode abandonar o livro, as escrituras. Pelas palavras do santo evangelho sejam perdoados os nossos pecados. A palavra não só sana os pecados como cura as enfermidades.
A oração da coleta reúne as orações todas em uma só. A igreja celebra suplicando, pedindo a força das graças, do favor de Deus porque Ele é bom.
Devemos nos perguntar: Eu vivo de tal modo que Deus possa habitar e mim? Vivo de forma que Deus queira habitar em mim, será que vivo de modo que Deus possa habitar em mim? Eu vim aqui para fazer a vontade do Pai ou aminha vontade? Se vivo para fazer a vontade do Pai, sou uma pessoa de fé.
Se vivemos de modo que Deus viva em nós, Ele nos cura e habita em nós, dentro de nós. Efetivamente a palavra de Deus é uma árvore de vida, a palavra de Deus oferece frutos abençoados da palavra da vida.
Temos que estar com o coração aberto para a palavra de Deus. É preciso que Deus passeie pela sua vida. É preciso colher frutos de vida eterna. Somos a igreja do pão, da palavra, da eucaristia.
Deus está sempre disposto a estar conosco!
Precisamos da palavra de Deus em nossa vida. É preciso abrir o coração para a palavra de Deus. Devemos ir confessar com o coração desarmado, e Deus derrama seu amor em nós, Ele não se cansa de nos perdoar. Não temos aqui morada permanente, nosso modo de viver aqui nos garante ou não morada eterna.
Estamos no tempo da misericórdia, celebramos com júbilo a alegria do Senhor que é nossa força, alegria do Espirito Santo.
Os leprosos eram deixados de lado, não tinham esperança, não tinha cura, só se houvesse um milagre. Devemos pensar que o pecado nos exclui do convívio com os santos, assim como a lepra excluía os leprosos. Deus é bom e nos dá a graça da comunhão espiritual, se não podemos comungar.
Para permanecer na igreja devemos permanecer na vida da graça. A cura da lepra, mostra que não são nossas obras que nos curam, mas na escuta da palavra e na reconciliação, temos a cura interior. Deus não cansa de nos curar.
As curas das enfermidades físicas realizadas por Jesus, tem ensinamento com sinais de cura. 
O perdão dos pecados é mais poderoso que o exorcismo. Deus toca com sua misericórdia nossas feridas. Jesus é a fonte de toda a pureza.
O leproso falou para Jesus, se Ele quisesse Ele poderia curá-lo e Jesus quis curá-lo. O senhor cura, toca nossa vida! 
Jesus é o verdadeiro médico da humanidade. Quando a gente se afasta de Deus tanto mais nos esfriamos na fé.
Se nos deixamos tocar pelo demônio da divisão, é porque estamos afastados de Deus, só Deus pode nos unir.
Que nos encontremos no amor, e respeitemos as diferenças. É necessário que Deus nos dê a graça. Jesus é o remédio da humanidade. Na missa Jesus exerce seu ministério de médico, é médico da palavra é sinal que salva. Uma gota do sangue de Cristo pode salvar a humanidade inteira. A santa missa é o remédio para todo mal.
Se cristo é médico e remédio, nós também devemos ser remédio para o outro.
Fazei tudo para a glória de Deus. Deus oferece o corpo santo de Cristo, como hóstia santa e imaculada, assim vamos ter o cordeiro de Deus.
Que Deus derrame sobre os enfermos a cura. Que Nossa Senhora interceda pelo alivio dos enfermos.

Dom José Aparecido –  Diocese de Itumbiara-GO
Texto por Ainara Veloso
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!