Lucicleide começou falando que existe um ditado que diz que a esperança é a última que morre. Mas afirmou que na Palavra existe uma esperança que nunca morre, porque essa esperança vem do alto, vem do céu.
Ela seguiu a pregação dizendo: hoje vamos trabalhar um pouco sobre essa esperança, essa fé, a virtude da esperança, da fé que precisa de uma caminhada, uma construção, uma conversão verdadeira.
É isso que o Senhor vai nos dar hoje, o tema que nós vamos trabalhar hoje é: Estais sempre prontos a dar a razão da vossa esperança.
Se você tem convicção, se está em Jesus, com provas e lutas, você precisa alimentar sua fé porque o melhor de Deus está por vir.
Na carta de são Pedro, ele fez menção a esse tema. Esse personagem bíblico que trata esse tema, sobre esperança, sobre como viver num mundo onde há mais desesperança, e como ser um povo fortalecido na fé, um povo que vive uma conversão verdadeira, que já fez opção por Jesus Cristo.
Em Romanos 4,18-22 diz que esperando contra toda a esperança Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações.
A palavra começa dizendo esperando contra toda esperança, Abraão teve fé.
E você está esperado algo? Você já desistiu ou você nem tem mais esperança porque as realidades que estão na sua vida, ao seu lado não mostram nada para você? Você tem esperança?
A palavra fala para esperar contra toda a esperança. Não havia perspectiva lógica na vida de Sara e Abraão.
Abraão teve fé e nós precisamos ser homens e mulheres de fé!
Estamos vivendo sem esperança, tempos ruins, sem fé. As pessoas tem vivido sem esperança, vivendo a mentira como se fosse verdade.
Mesmo esperando contra toda esperança, a palavra diz que Abraão teve fé.
Você precisa ter fé! Não vamos sucumbir, nem perder a fé porque temos o Espírito Santo.
A palavra diz que Abraão se firmou na esperança, não se baseou na palavra humana, mas em Deus. Abrão foi um homem de fé, resistiu as provas duras, não tinha garantia de nada, ele se posicionou diante do seu Deus para cumprir a sua promessa, para provar dos milagres do Senhor.
Deus quer injetar em você a esperança, a fé necessária para as provas diárias, após esses três dias de Rebanhão as situações vão estar lá, mas você precisa ser fortalecido na fé para suportar, precisa ter mais resistência espiritual.
Mesmo nas circunstâncias de Abraão, Deus falou com ele, falou que faria dele uma grande nação e ele acreditou.
E aí entra a esperança, porque a esperança exerce um grande papel na nossa vida, ela nos motiva. Uma pessoa de esperança, firme, alegre, que caminha não paralisa nas circunstâncias, ainda que passe, não vai ficar na sombra da morte. A palavra de Deus diz: ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte, não vou ficar, eu vou passar porque eu sei em quem eu confio, eu sei em quem eu coloco a minha esperança.
Na carta aos Romanos 5, 5 diz que a esperança não engana porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações.
Quando estamos cheios do amor de Deus nada pode abalar nossa fé. Nada pode roubar essa fé que está dentro de nós porque ela é injetada diariamente numa vida de oração contínua.
Clamar o Espírito Santo tem que ser algo diário porque Ele é o tratamento da nossa alma, porque a nossa carne não vai dominar, as paixões não podem nos dominar, o pecado não pode nos dominar, porque quando estamos enfraquecidos vamos ao confessionário, vamos ali nos tratar, nos curar. Vamos à Eucaristia e nós ficamos fortalecidos.
O coração de Abraão e Sara tinha fé, a certeza das coisas que se esperam. Diz a carta aos Hebreus 11,1 a fé o fundamento da esperança, é a certeza daquilo que não se vê, é a convicção dos fatos.
Passaram 25 anos, e nada dizia que esse filho de Abraão viria, a idade aumentando.
Me recordou um testemunhou de uma amiga que pediu ajuda de oração para que a filha engravidasse. Depois de dez anos de muita oração ela ficou gravida.
Espera no Senhor, não desista, é possível, com Jesus tudo é possível.
A palavra fala que Abraão esperou 25 anos, nada acontecia, parece que o céu estava fechado. Como ele seria o pai de uma grande nação?
Cada dia fé de Abraão foi alimentada no altar, com oração, e para nós deve ser assim até a volta do Senhor.
Em Romanos 55 diz o amor de Deus foi derramado. Ele foi, está sendo e vai ser até a volta gloriosa do Senhor, porque o teu coração é um altar de Deus, é o altar da graça, é o altar da decisão, é o altar da felicidade, onde o teu Deus comunica a sua palavra, e o seu amor na sua vida.
Quando o teu coração está cheio, você só expressa amor, e Abraão nutriu o seu coração. Abraão se nutriu do Espírito Santo e Deus. As circunstâncias diziam ao contrário, mas o Deus de Abraão disse: Eu posso tudo!
O Deus que fez a promessa é fiel, é e vai ser fiel na sua vida, se você ainda não está vendo, contando, e narrando a glória de Deus, é porque tem algo errado, fecha as brechas, cumpra os mandamentos do Senhor, busque a santidade, porque o Deus poderoso vai fazer na sua vida.
O seu Deus é poderoso, realiza o que promete, Ele não é homem para mentir, Deus realiza o que promete.
A promessa de Abraão se cumpriu, Sara engravidou, teve o filho da promessa.
A esperança é necessária na provação, na luta. A hora mais necessária pois a fé e esperança trabalham juntas.
Nada é fácil, mas Deus pode, quer e vai fazer. Essa profecia é pra você que chegou abatido pelas lutas, enfermidades, desemprego.
Temos que bombardear o Brasil de oração para ter uma Pátria Livre, para que Senhor seja o Senhor de cada brasileiro.
Não podemos entrar em conformidade com este mundo, oferece um sacrifício vivo e santo a Deus, porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.
Você tem que que se encher do Espírito Santo, viver essa graça que está sendo derramada todos os dias. Precisamos levantar altares para Deus. Levanta um altar na sua casa e Deus vai agir. Não vacile, Abraão não vacilou não desconfiou, mas ficou firme na fé.
Se a graça não chegou, o milagre não chegou, o grupo de oração é o lugar onde toda semana você vai abastecer seu coração, fortalecer sua fé. Lá sua fé vai subir, vai crescer. Não fique só olhando os milagres dos outros, narre sua conversão, onde for testemunhe. Seja autêntico na sua fé, não viva de paliativo, seja uma adorador fiel. Não seja mole, seja firme e corajoso, saiba esperar.
Seja um homem e mulher da palavra, ore com a palavra, leia a palavra e pratique a palavra. A palavra de Deus é poderosa!
Na Eucaristia, na confissão, nós temos um desejo e expectativa do bom, do bem. Então precisamos alimentar a nossa fé, porque nós vivemos num mundo de realidades difíceis.
Vivemos num mundo de abatimento, de cansaço, de dores, e precisamos nos alimentar da palavra.
Nossa grande esperança tem que ser o céu, a promessa do Senhor.
São Tomás de Aquino disse que a esperança cristã é a esperança certa da felicidade eterna.
O catecismo Igreja Católica no número 1818 diz que a virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo homem.
Pregação Lucicleide – RCC-DF
Texto por Ainara Veloso
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF










