“Alegraram-se ao ver o Senhor” (Jo 20, 20b)

     Todo ano o conselho nacional da RCC se reúne para discernir uma palavra norteadora, e a palavra norteadora desse ano Senhor nos inspirou na alegria. O inimigo tem roubado a alegria de muitos corações. Os sofrimentos que tem chegado a nossa casa tem roubado a alegria da nossa casa, do nosso coração.

      Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Nós entendemos que o que Deus quer pra nós é que nós possamos viver uma verdadeira alegria. A vontade de Deus mesmo diante do sofrimento, da dor é que você viva uma alegria verdadeira. Quando o Senhor nos deu esse tema, vemos o apóstolo João narrar a alegria dos discípulos ao ver o Senhor.

     Os discípulos viram muitos milagres que Jesus realizou. Ver os milagres de Jesus enche nosso coração de alegria. Os discípulos experimentaram a alegria de Jesus aqui na terra. Mas era preciso que a vontade do Pai acontecesse. E Jesus ao longo dos três anos anunciou o plano de salvação do Pai. Jesus precisa passar pela prisão, pelo madeiro da cruz.

     Esse Cristo que realizou prodígios e milagres estava sendo crucificado, morto. E a palavra fala que os discípulos estavam com as portas fechadas. Imagina alegria que eles viveram, e agora Jesus morto, estava tudo acabado. Eles fecharam para Deus também a porta do coração por ter visto o Mestre crucificado. Muitas vezes também nós nos encontramos em um lugar fechado, as portas do nosso coração, da nossa vida fechados e tomados por medo. Quando estamos fechados não entendemos o propósito de Deus.

     Era domingo de manhã e Maria Madalena não encontrou o corpo do Senhor no sepulcro. Os discípulos foram conferir o que ela falou, e voltaram desolados ao ver o sepulcro vazio. E ela ficou no sepulcro, e depois viu Jesus. Depois Ele apareceu no cenáculo e disse a eles: a paz esteja convosco, soprou sobre eles e disse: recebei o Espirito Santo!

     O Senhor não desiste de nós, mesmo se estivermos com o coração fechado, Ele não desiste de nós. Jesus se pôs no meio deles e disse que a paz estivesse com eles. É preciso também que nós tenhamos a paz. Eles tiveram medo de serem colocados no crucifixo, de serem mortos. Jesus não falou que eles não seriam perseguidos, não falou que eles não iam sofrer, o Senhor deu a paz os discípulos, eles reconheceram o Senhor e se alegraram.

     Precisamos ver Jesus mesmo em meio as adversidades. Na igreja católica não falamos que você não vai ter combate, não vai ter luta, pois nossa igreja é a igreja da cruz, e mesmo diante do nosso sofrimento Ele está no meio de nós. Jesus se põe no meio de nós nesse dia, precisamos olhar pra Ele e nos alegrar. A alegria é fruto de uma experiência com Jesus. Mesmo em meio as adversidades da vida podemos nos alegrar. Precisamos cativar a alegria.
     Jesus sabia que se Ele não entrasse naquele cenáculo, eles não conseguiriam sair com as próprias forças. Não se entregue a tristeza! Jesus nos diz que precisamos renunciar a tristeza e viver a alegria. Quantos estão vivendo na tristeza e buscando a alegria em bebida e vida desregrada. A alegria que Deus quer derramar em nosso coração não acaba na quarta-feira de cinzas, mas perpassa nossa vida.
O Senhor é contigo e não te abandonará, o Ressuscitado está no meio de nós. A maior vontade de Deus para nós é que vivamos uma plena alegria na presença Dele. Vivei sempre alegres mesmo nas adversidades. Quais circunstâncias você está passando?
Alegrai-vos sempre nos Senhor, a palavra não diz que existe alegria fora de Deus. Você não vai encontrar alegria lá fora. O mundo tem roubado a muitos da alegria de Deus. Devemos contagiar o mundo da alegria que nunca vai passar, a alegria de Deus.
     Quando os discípulos estavam trancados e com medo, Jesus se colocou no meio deles, se colocou próximo. Então só teremos alegria se estivermos próximo Dele. O mundo pode estar desabando, mas se Deus estiver no meio, nós estaremos de mãos erguidas glorificando o nome do Senhor.
     O ser humano se cansa de pecar, tem uma hora que as coisas do mundo não preenchem mais.
E quando há um encontro com Deus, uma experiência profunda com Deus, se entende que só Deus pode dar a verdadeira felicidade. Quando temos uma experiência com Jesus não somos mais os mesmos. Eis que tudo se faz novo!
O que precisamos entregar para viver a plenitude de Deus na nossa vida? O que você tem vivido na tua casa? Jesus quer entrar no cenáculo da sua casa, Jesus quer se colocar no meio da sua casa. E Jesus nos faz quatro promessas:

      Primeiro Ele traz a paz, depois alegria, depois o envio, e por último a unção. Onde Jesus realiza milagres, mesmo que tudo esteja contrário, precisamos estar com o semblante de alegria.
Se Deus é por nós não podemos perder a alegria em nosso coração. Não existe nada nem ninguém nesse mundo maior que nosso Senhor Jesus Cristo, basta uma única palavra Dele para que acalme toda tempestade. Só Jesus é o caminho, para de procurar becos sem saída.
Com Jesus é alegria, mesmo que tenha pedras e espinhos. Jesus quer colocar a mão nas tristezas da sua vida.

     Você precisa viver dando gritos de alegria! Quando a tribulação chegar dá gritos de alegria, quando a tristeza chegar, a tribulação chegar, dê gritos de alegria.
O medo paralisa qualquer cristão, nos priva de acreditar na ressurreição de Jesus. Jesus quer se colocar no meio de nós, com a realidade que estamos.
      Jesus está aqui, Ele veio, mesmo que sua porta esteja fechada Ele vai entrar, e se colocar no meio de nós. Vamos olhar para a realidade que estamos. E mesmo que você chegue na sua casa e esteja tudo do mesmo jeito, você não será mais o mesmo. Jesus entra na nossa alma, na nossa vida, na nossa casa. Peça ao ressuscitado que venha e encha seu coração de alegria!

Toninho  – Presidente do Conselho Distrital -RCC DF
Texto por Ainara Veloso
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!