o vinho na festa, a Mãe de Jesus percebeu que faltou o vinho. E não foi aos responsáveis, mas foi a Jesus e pediu que Ele fizesse algo. Não se preocupou com a fala Dele em dizer que não tinha nada a ver e que a hora Dele não tinha chegado, Ela disse aos serventes que fizessem o que Jesus orientasse.
Visualize talhas de pedra que tinham a função de conter água para purificação. Para os judeus existia o rito de purificação, limpeza do rosto, das mãos, dos pés. Era algo importante, mas era corpóreo, não uma limpeza de dentro pra fora, mas uma limpeza externa. Ali estavam as talhas para purificação. Essas talhas cabiam cerca de seiscentos litros de água. Jesus ordenou que enchessem as talhas de água, depois levasse para o chefe dos serventes. Logo que o chefe provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era o vinho. Apenas os serventes sabiam de onde veio o vinho. O chefe dos serventes chamou o noivo e disse que ele serviu no final o melhor vinho, algo incomum para aquele tempo.
A água se tornou o motivo da alegria, se tornou o melhor vinho, um milagre, o primeiro milagre de Jesus. E Jesus deve estar dizendo pra mim hoje, Frank enche a talha de água de novo. Ele diz enche tua vida de penitência, súplica, palavra, adoração, contemplação. E assim Ele fala a cada de um de vocês enche as talhas de novo. Eu sou chamado a encher até a tampa, até transbordar.
A sua falta pode não ser de água, mas de solução para seus problemas financeiros, materiais. Então enche de novo as talhas de água, ora onde você estiver. Quando encho de novo o vasilhame de água, só vejo água. Na minha vida vejo uma vida mais contemplativa, não vejo vinho. Enquanto minhas talhas não estiverem cheias até tampa, Jesus não vai me mandar mostrar para o outro o que tem em mim, que o outro possa se beneficiar. Quando você estiver cheio da graça, Deus vai te enviar ao outro para que o outro experimente dessa água transformada em vinho. Eu estarei vendo água, e meu irmão vendo vinho, e a Mãe de Jesus vai ver a alegria chegar aos seus filhos.
Quando você estiver cheio da graça de Deus, os outros vão experimentar dessa água, alguns vão te criticar, mas outros serão beneficiados. Onde houver transformação da água do Espírito haverá críticas. Mas o que é mais importante, a crítica de uns ou a alegria de outros? Depois que Jesus fez seu milagre, voltou para o cotidiano. Então quando outros se beneficiarem da graça de Deus na sua vida, não se ensoberbeça, mas volte para seu cotidiano.
Oração do terço, oração do dia a dia, enche a talha até a tampa, mesmo se estiver difícil, dolorido, enche a tampa. E se estiver difícil, Maria vai te ajudar. E você com a talha cheia de água, vai levar até seu irmão, e ele vai sentir o vinho doce. E quando o irmão estiver alegre depois de tomar dessa água transformada em vinho, vou me encher de alegria ao perceber que como servo, meu dever é levar a alegria ao outro.
Jesus está te dizendo enche a talha até transbordar, e você tem uma Mãe junto contigo que vai estar ao seu lado, mas você precisa encher de água essa talha, e depois que encher, o milagre vai acontecer. Enche a talha de água! Se a talha está cheia de preocupação, enche do contrário. Ali estará a Mãe de Jesus a te ajudar, pois o mundo precisa dessas talhas cheias.
Haverá os que vão te criticar, te questionar, mas os críticos vão experimentar esse vinho novo, que quando descer no coração será como mel. Mesmo você achando que não está tendo resultado, segue fazendo o que Jesus disser, enche até transbordar, o vinho novo vai aparecer.
Olhe para você e comece a encher teu vasilhame, pois a Mãe de Jesus está aí do teu lado. Pede que Ela te ajude a te encher.
Enche de alegria, de fé, pede ajuda a Deus por meio da Mãe, pede forças. Volte na fonte enche de novo, volte e enche até ver a talha transbordar. E só sai quando estiver cheio até transbordar, até cair.
Frank Ney – RCC DF
Texto por Ainara Veloso
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF