Segundo dia do Rebanhão foi encerrado pela Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Valdir Mamede
A segunda missa do 31º Rebanhão foi celebrada pelo bispo de Brasília, Dom Valdir Mamede, nesta segunda-feira (21/02).
A Santa Missa começou com o ato de confissão e na seqüência houve a primeira leitura em que o Senhor pede para que voltemos a ti. “Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias. Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para com todos aqueles que a ele se convertem! Oh justos! Alegrai-vos no Senhor” (Eclo 17,20-28).
Segundo Mamede é visível nesta primeira leitura, que o Senhor é rico e tem misericórdia de nós e vem amando a todos. No evangelho é perceptível que os bens materiais não podem ser mais importantes do que os sentimentos e a vida espiritual.
O Evangelho do dia – Mc 10,17-27 – fala sobre como é difícil para o rico alcançar o reino dos céus. “O que devo fazer para alcançar a vida eterna? Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
O bispo salientou em sua homilia que: “Ele depois que estava bem próximo ao Senhor percebeu que não conseguia ultrapassar as barreiras das coisas materiais para alcançar a vida eterna”.
Entendam que: “Não é que quem tem bens sejam mais superiores, mas que sejam conservadores e livres, o inimigo quer que nós pecamos e deixemos ser conduzidos por ele. Já conscientes, conseguimos nos desvencilhar e é bom lembrar sempre que as coisas desse mundo sempre passam”, explicou.
O bispo pontuou que possamos saber viver o tempo de verdade e conversão, ter uma mudança radical de nosso comportamento. “É preciso uma mudança de vida e uma retomada, hoje é dia de graça no Rebanhão, pois milhares de fiéis estão se alegrando no Senhor”. Não deposite a sua esperança nas pessoas e coisas terrenas. “A minha esperança está fundada naquele que não me decepciona, que nunca me decepcionará, pois Ele é Jesus Cristo”. E pediu para fazerem uma reflexão sobre o pecado e que apesar de existir muitas faces da culpa que façamos como São Paulo que possamos usufruir das coisas do mundo sem se apegar, pois estas coisas passam.
Por fim, houve a partilha da comunhão e a benção final. Encerrando o segundo dia houve um intenso louvor com a participação do missionário, Dunga da Canção Nova. O dia foi repleto de graças e unções derramadas no Ginásio Nilson Nelson.
Flavia Ferrer
Ministério de Comunicação Social da RCC-DF