“Deus te chama a exultar de alegria”, Keila Sousa, presidente do Conselho da RCC-DF
Antes da segunda pregação do dia, dom Marcony, bispo auxiliar de Brasília, subiu ao palco e abençoou os fieis, dizendo que as pessoas são chamadas a serem alegres pelo Espírito Santo. “Exultem na alegria do Senhor. Maria nos ensina a guardar no coração a alegria, mesmo quando não conseguimos entender certas coisas”, afirmou. Por fim, pediu que a alegria de Maria, permaneça sempre junto de todos.
O tema do 31º Rebanhão “Meu Espírito exulta de alegria” foi proferido pela presidente do Conselho da RCC-DF, Keila Sousa. “Não sei se você entende a essência de ser um milagre, mas todos nós somos um milagre. Qual o motivo do seu milagre? Quem fundamentou para que fossemos um milagre? Jesus é o motivo pelo qual eu sou um milagre, Jesus é quem faz eu ser um milagre”.
Ela ainda enfatizou ‘o motivo de nossas alegrias externas não serem eternas e, sim passageiras’. “A alma que exulta em Deus, encontrou a felicidade. Deus te chama a ter mais alegria. A alegria que liberta, que reina todos os dias, mesmo com as dificuldades em nossas casas. Quando o motivo da alegria é Deus, não passa”.
A coordenadora partilhou a Palavra de Lucas (1; 46-47). Maria disse: “Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria, em Deus meu Salvador”. E explicou a razão da alegria. “Quando estamos alegres, percebemos que é pelo Senhor”, afirmou.
Quando a virgem Maria diz o sim ao anjo, ela oferta a sua alma com alegria a Deus. O que Ele deu a Maria foi algo infinito e perfeito. “Quando nos doamos a Deus, sabemos que estamos em um lugar perfeito e infinito”, declarou.
Keila também fez um questionamento sobre ‘sermos alegres ao viver as graças do Senhor’. “Sabe por que a nossa alegria finda? Porque ela não está no motivo de receber o divino, de ofertar. Essa é a certeza que precisamos ter, e de que estamos nas mãos maravilhosas de Deus. Por que não nos ofertamos a Deus? Porque devemos ter a certeza de que o Senhor está conosco. Às vezes buscamos alegrias externas, mas que não exulta a alma, porque a certeza de Deus em nossas almas é o que nos faz exultar”, pontua.
Confirmou a todos que: “Não há um dia, uma fração de segundos da nossa história em que Deus não está conosco”. Essa certeza está na Palavra de Deus com o “sim” proclamado pela serva obediente, Maria. “Então, o anjo disse Ave Cheia de graça, o Senhor é contigo.” Nunca se esqueça. O Senhor teu Deus está no meio de ti como um herói Salvador. Deus te chama a exultar de alegria”.
“Diariamente deixamos de acreditar que Deus está conosco. Mas Ele está, por que temer? Pode exultar de alegria, pois confiamos em Deus. A confiança é fruto do acreditável. Quando confiamos em Deus, experimentamos o que Maria viveu”, ressaltou.
Após a pregação, o louvor foi elevado aos céus para confirmar a alegria renovada pelo Espírito Santo derramado na manhã, do último dia do Rebanhão.
Flavia Ferrer
Ministério de Comunicação da RCC-DF