“Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (At 2, 4)

Eu estava muito doente, com hidrocefalia, fui operada, fui curada. Disse ao meu esposo estou de volta, como um milagre. Não sabia se poderia voltar ao Brasil, mas estou aqui!
Vocês são maravilhosos, a cidade de vocês é maravilhosa, o povo de vocês é maravilhoso, a comida de vocês é maravilhosa, estou muito feliz de estar com vocês!
Poderiam cantar para meus netos que fazem aniversário hoje?
A música de parabéns de vocês é linda!
Somos uma família!
Vocês sabem que um dia fui batizada no Espírito Santo, havia uma festa de aniversário. Estávamos celebrando o aniversário, havia um bolo, mas a festa não começava. Eu estava na liderança, e disse a festa é importante, vou chamar todos. Quando fui chamar, entrei na capela, e fui imersa do amor de Deus, fiquei prostrada na sua presença, meus sapatos saíram dos meus pés. Frei Raniero Cantalamessa
me falou depois que os sapatos saíram pois eu estava num lugar Sagrado. A festa nunca aconteceu lá em baixo. A festa foi lá na capela. Foi o nascimento da RCC, o nascimento da corrente de graças, um novo Pentecostes.
Me fazem muitas perguntas ao longo desses 56 anos:
1ª Por que Deus daria uma graça tão grande para uma pessoa tão insignificante? As grandes faculdades dos Estados Unidos, não conta Duquesne por ser uma universidade pequena. A única universidade de congregação de padres. Por que Deus faria isso? Por que não começou num lugar mais significativo? Por que não começou com pessoas importantes, padres, cardeais?
Eu tinha 20 anos, o jovem que propôs renovar o crisma tinha 22 anos. Esse movimento é um estilo de Deus. Deus quer nos mostrar que a glória pertence a Ele, só a Ele. Uma universidade tão insignificante, um grupo de jovenzinhos, porque é o estilo de Deus. Repitam: é o estilo de Deus! A medida que recordamos que não somos nada, e que Deus é tudo nós poderemos crescer em santidade!
2ª pergunta que me fazem:
Qual é o segredo do poder desse mover? Não hesito em dizer que o coração, o mover desse movimento é o Batismo no Espírito. Não esqueçam que são batizados no Espírito. Não tenham vergonha desse batismo no Espírito. Quero ir por todo o mundo e dizer isso: o batismo no Espírito é para todos, é o nosso segredo, nosso tesouro, nosso poder, o coração do nosso movimento. O que é o batismo no Espírito? Como vão convidar outras pessoas para serem batizadas no Espírito? Quero que compreendam para falar sobre o Espírito.
A 1 ª forma de entender é o liberar das graças que recebemos no batismo, no crisma. Repitam: o batismo Espírito é uma liberação. Essa maneira muitos compreendem o batismo no Espírito.
Trabalhamos com um padre jesuíta que trabalhou aqui no Brasil, ele trouxe o batismo aqui ao Brasil. Ele e outro padre vieram contar no Brasil sobre o batismo no Espírito.
Você tem que misturar tudo, pegar a colher da fé e misturar. Quando for fazer leite com chocolate pense nisso. Vamos receber o batismo, confessar, receber graças. Quando recebemos o crisma, recebemos graças, precisamos da colher da fé, mexendo em nós. Muitos católicos queriam o batismo no Espírito, isso acontece pela fé.
2ª maneira de compreender, que é a minha favorita, é de são Tomaz de Aquino. A suma teológica sua grande obra. Há uma lição invisível do Espírito. O Espírito deseja vir outra vez, com algo novo para uma nova missão, novo lugar em Deus, para te capacitar para uma obra de santidade. Essa nova vinda não há fim, podemos receber o batismo o tempo todo.
3ª maneira: uma graça especial e ecumênica para nosso tempo. Creiam Nele! O papa Francisco falou várias vezes: Vários cristãos são assassinados no mundo. Os que os matam não perguntam se são católicos ou protestantes, apenas os matam por serem cristãos. Devemos ter amor e respeito pelos cristãos. As graças do Espírito está alcançando luteranos, e outros. Parece que a estratégia de Deus é derramar o Espírito para reconhecermos que somos irmãos e irmãs. A igreja é nossa mãe. O batismo nos prepara.
Eu estava roncando numa sala, depois um homem veio me agradecer por eu estar dormindo. Ele disse: eu tenho insônia, sua voz tão doce e macia, me fez dormir profundamente. Não tenho o carisma de ressuscitar como são Paulo fez. Essa graça do batismo é para nos tornar santos e evangelizadores. Ninguém está excluído dessa missão de evangelizador. Não diga que é muito simples, ou muito idoso, ou muito jovem, a missão é para todos! O padre jesuíta veio para o Brasil, ele era batizado no Espírito, tinha um ministério para os pobres, para ajudar com comida para os pobres. Havia um trabalhador de uma fábrica com pouco grau de educação, ele ajudava a levar comida para os pobres, foi um dia levar os alimentos. Ele falou que não tinha alimento suficiente para os que estavam lá. Ele era batizado no Espírito, e decidiu dar duas laranjas para cada criança, eram poucas laranjas, mas depois da oração as laranjas multiplicaram.
Ele não olhava para a caixa, apenas para o rosto das crianças e mães, entregou, até que todos tinha 2 laranjas, depois olhou para a caixa e tinha ainda 2/3 cheia de laranja. Batismo no Espírito Santo, oração de fé de um homem de pouca instrução, multiplicou as laranjas. Certa vez falei no Texas com uma senhora. perguntei qual era o testemunho dela. Ela falou que viajava para trabalhar com religiosas que atendiam crianças. Depois não teve mais os atendimentos, ela ficou triste, mas tinha algo em seu coração que ela não falava com ninguém. Depois do batismo no Espírito, ela construiu uma igreja para aquele povo, depois me mandou fotos das crianças na 1ª comunhão. Após construir a igreja ela construiu uma escola. O batismo no Espírito, operou milagres na vida dessa senhora. Essas pessoas não tinham tanta instrução.
Vou falar sobre dois jovens: eles entraram numa igreja em Pentecostes, foram batizados, disseram que queriam Pentecostes naquela hora. Ficaram na igreja e pediram Pentecostes naquela hora. As pessoas viveram Pentecostes naquele momento. Os jovens não tinham formação teológica, não tiveram vergonha de falar no meio de adultos, e pedir o batismo no Espírito. Então qual é sua desculpa. Vou orar agora para o momento divino na vida de vocês. Nessa semana, no cotidiano, vocês vão falar sobre Jesus para alguém. Vocês não vão dizer apenas que participaram de um Congresso, vão falar bem objetivos que foram para um Congresso e ficaram muito alegres, conte pra eles sobre o batismo do Espirito de vocês.
Pessoas me perguntam como foi o retiro que participei. Como tudo isso? Minha resposta: me sinto como Maria, muito pequena, sinto como o sim de Maria! Vocês demonstraram muito amor por mim esses dias, não mereço, mas sei que vocês reconhecem uma ligação do meu sim, e o seu batismo no Espírito Santo. Seu sim em unidade com Maria, darão a vocês muitos filhos espirituais. No Jubileu em Roma me levaram para sentar perto do papa. No momento de oração estava ajoelhada, o Senhor me deu uma palavra. Tive que ser ousada ir até o microfone e proclamar o que recebi. O Senhor disse: levanta os vossos olhos para os campos, vocês verão muito mais que possam imaginar, verão o poder do meu Espírito descer sobre a raça humana, os campos estão brancos para a colheita, mas precisa da fé de vocês, infinitamente mais que possam pedir ou imaginar.
Patti Gallagher Mansfield – Presidente do Conselho Nacional
Texto por Ainara Veloso
Ministério de Comunicação Social – RCC-DF
Lista de Posts

Homilia Dom Paulo Cezar – Terça
Dom Paulo iniciou a homilia saudando a todos, dizendo que é uma grande alegria estar aqui nesse retiro que acontece

“Senhor, a quem iríamos nós?” (Jo 6,68a)
Kátia iniciou dizendo que Deus não se esgota com a sua misericórdia, com as graças que são derramadas em nossa