scura

Ministério para Seminaristas

 

Como sabemos, o termo “ministério” é usado na Renovação Carismática Católica para designar, de uma maneira geral, os diversos serviços do Grupo de Oração. O Ministério para Seminaristas não é diferente, mas o serviço desse ministério é mais específico, pois os que são ministeriados são seminaristas, ou seja, referem-se àqueles que estão respondendo ao chamado de Deus a ser padres.

Esse ministério surgiu primeiramente com um retiro no mês de julho de 1983, em São Paulo. Foi o primeiro nacional. Nos primeiros anos, havia dois retiros nacionais (em janeiro e em julho). Com o passar do tempo, foi discernido que o Nacional seria no mês de janeiro e os estaduais/regionais no mês de julho. Em 2015 celebraremos 32 anos do ministério e o 35º Renasem.

O Ministério para Seminaristas tem como missão o acompanhamento e a acolhida aos seminaristas que surgiram dos Grupos de Oração ou das Novas Comunidades, mantendo assim, viva a espiritualidade carismática nos vocacionados ao sacerdócio. O apostolado do Ministério tem duas bases fundamentais: através de grupos de oração nos seminários, onde for possível; e através dos retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho (regionais/estaduais) e janeiro (Renasem – Retiro Nacional de Seminaristas). Para participar do nacional, é preciso ter participado do regional/estadual.

Por sermos seminaristas, temos um programa de formação integral, e, por isso não temos tanta disponibilidade para atuar nos eventos e atividades da RCC, mas quando conseguimos essa disponibilidade auxiliamos naquilo que se refere à Liturgia nos eventos da RCC do DF: seja na adoração ao Santíssimo Sacramento e na Santa Missa, sejam em outras necessidades sugeridas pelo Conselho Distrital da RCC.

Temos um site onde pode-se tirar todas as dúvidas: www.renasem.com.br

 

Coordenador Distrital do Ministério para Seminaristas