saomarcos

O que é

O Ministério Jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores. Como parte desta formação, também são realizados encontros onde se trabalha questões desta faixa etária como afetividade, sexualidade e outros assuntos referentes à juventude. O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.

O que faz

A RCC como um todo é responsável pela evangelização da juventude, principalmente daqueles jovens inseridos dentro do movimento. Porém existem pessoas que tem o ministério para com a juventude. Estas pessoas exercem um carisma todo especial para trabalhar com os jovens. Sua linguagem, seu testemunho, sua forma de pastoreá-los, sua pregação, conseguem alcançar o coração da juventude. Há muitos adultos, e até mesmo senhores e senhoras, que tem um carisma para trabalhar com a juventude. Jovens casados, que tem o ministério para com a juventude, são sem sombra de dúvidas, um referencial e um testemunho muito forte para a juventude de hoje. Você pode não ser mais jovem em idade biológica, mas tem um espírito jovem e um chamado pra evangelizar a juventude. Você é um ministro da evangelização da juventude. Conhecemos muitas pessoas que são ministros da evangelização da juventude, dois nomes quero citar: Monsenhor Jonas Abib e o saudoso Papa João Paulo II. É inegável que estes homens tem um carisma todo especial para com a juventude. Monsenhor Jonas, fundador da Comunidade Canção Nova, fundou essa importantíssima comunidade juntamente com os jovens, e até hoje são milhares os jovens que se identificam com o jeito de ser desta Comunidade e de seu fundador. O Papa João Paulo II, foi um dos homens mais extraordinários da história da Igreja, mas a sua identificação com a juventude é algo indescritível. As jornadas mundiais da juventude são um grande reflexo disso. Escreveu, exortou, orientou e falou ao coração dos jovens de um modo todo especial. Os jovens são os principais evangelizadores de outros jovens. O Papa BENTO XVI, na sua visita ao Brasil em abril de 2007, exortou:”Por isso eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens. Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor; encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos, com plena possibilidade de realizar-se e também eles e elas descubram os caminhos seguros dos Mandamentos e por eles cheguem até Deus.” (Discurso do Papa Bento XVI. Estádio Municipal do Pacaembu, São Paulo – 10/05/2007) O jovem é um evangelizador por excelência de outro jovem! A pregação e o testemunho de vida são um fermento de grande poder na Igreja e na sociedade. Um jovem, que fez a sua experiência pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo, tem consciência do seu batismo, e permite que o Espírito Santo faça nele maravilhas (cf. Lc 1,49), se torna protagonista da nova evangelização e construtor da Civilização do Amor.

Como Implantar

A RCC trabalha com grupo de oração, e os jovens estão inseridos dentro dele. Há duas realidades neste sentido: grupo de oração misto e grupo de oração jovem. Entendemos como grupo de oração misto, aquele grupo que é freqüentado por pessoas de todas as idades. Entendemos por grupo de oração jovem, aquele grupo de oração que na sua maioria ou totalidade é formado e freqüentado por jovens. É importante ressaltar que todo grupo de oração é aberto para todo e qualquer participante sem restrições de idade.

Os jovens no grupo de oração misto.

A presença e a participação do jovem dentro do grupo de oração, traz alegria, vitalidade e dinamismo. Geralmente o grupo de oração misto trabalha as várias facetas da realidade humana, porém é necessário que o jovem seja formado no seu estado de vida, aí a importância do ministério jovem dentro do grupo de oração. O ministério jovem é quem organizará em um momento específico a formação, a partilha e as atividades dos jovens dentro do grupo de oração. Neste sentido, sugerimos o Projeto Aqui tem Jovem, que orienta a implantação do Ministério Jovem dentro do grupo de oração.

O grupo de oração jovem.

É um grupo de oração com todas as dimensões de um grupo de oração misto: coordenação própria, ministérios formados, equipe de serviço, reunião de equipe de serviço, ligado à coordenação diocesana, com seus direitos e deveres de acordo com o estatuto da diocese a que ele pertence. A principal característica do grupo de oração jovem está na linguagem. A condução do grupo de oração, a pregação, as músicas e as orações são dirigidas para a realidade jovem. Estes grupos tem feito um trabalho fundamental na evangelização da juventude, pois se tornaram um grande referencial para os jovens que estão fora da Igreja.