patrono

 

O Ministério Fé e Política (MFP) surgiu na Renovação Carismática Católica de Brasília há alguns anos com o objetivo de servir dentro da RCC para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo.

O desígnio não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, e sim, conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato conforme a consciência de cada um. Para o coordenador do ministério em Brasília, Izaias Rodrigues, 59, o MPF representa uma oportunidade de trabalhar para que o amor de Deus e a sua Palavra cheguem aos mandatários [administradores] da nossa nação.

“A contribuição do MFP muitas vezes acaba não sendo exclusiva para a RCC, mas sim para toda a Igreja. Um exemplo é a nossa articulação contra o Projeto de Lei 03/2013 (PL) que trata da legalização do aborto”, afirma o coordenador. O PL 03/2013 foi sancionado pela presidente Dilma Roussef, no dia primeiro de agosto de 2013, com apenas algumas alterações conceituais.

O MFP na RCC tem as funções de informar, motivar e estimular o aparecimento de pessoas que sejam agentes de uma transformação social baseada na experiência com o batismo do Espírito Santo. O cristão está no mundo envolto pelas belezas da criação de Deus, porém, existem as injustiças sociais que não permitem que o ser humano seja tratado com a dignidade que o Cristo usou com todos quando esteve na Terra.

Com um público diferenciado, segundo Izaias Rodrigues, atualmente, o MFP enfrenta dois desafios principais: realizar um encontro para a evangelização de políticos, com a participação deles, e a preparação dos membros da RCC para o uso do voto levando em consideração tanto os aspectos sociais como cristãos. “Enfrentaremos com muita oração, determinação e coragem”, conclui o coordenador.

A atual fase do ministério tem como lema o versículo 12, do Salmo bíblico 32: “Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus e o povo que Ele escolheu para sua herança“. O povo escolhido por Deus na época bíblica eram os israelitas, hoje, são todos aqueles que buscam acolhimento na maternidade da Igreja Católica Apostólica Romana.

O coordenador nacional do ministério é o Sérgio Carlos Zavaris. O MFP está presente em todos os estado brasileiros onde a RCC trabalha. A Renovação Carismática também apoia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

Quem sentir-se chamado a participar do ministério deve procurar o coordenador Izaias Rodrigues ou o escritório da RCC na 601, L2 Sul.

Momento com o Coordenador

  • Desde quando está na coordenação do ministério?

Estou na coordenação do Ministério de Fé e Política desde março de 2013. Conheci o ministério na atuação da eleição de 2010.

  • O que representa ser RCC para você? Como é a sua história com a RCC?

Ser RCC é o meu jeito de ser Igreja. Conheci a RCC através do Grupo de Oração (GO) de minha Paróquia. Comecei a frequentar com mais fidelidade a partir de 1998. Fui coordenador do Grupo de 2010 a 2012 e hoje pertenço ao núcleo do mesmo

  • Qual seu lema de vida?

“Animai-vos, uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser hoje”, Hebreus 3,13

  • Como coordenador, qual é a palavra de ânimo que você diria para aqueles do ministério quando enfrentarem momentos difíceis?

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, Romanos 8, 31