A comunicação é processo primordial do ser humano – ele é, por essência, comunicativo. Nenhum católico está fora das trocas de informações que são feitas a cada minuto no mundo. E que melhor novidade para ser anunciada do que o amor de Cristo? De acordo com o papa Francisco, os católicos são chamados a testemunhar uma igreja que seja casa de todos. Este anúncio deve ser feito por meio das ferramentas comunicativas que existem atualmente e com oração.

Para auxiliar no serviço de anúncio do senhorio de Jesus, A Renovação do Distrito Federal conta com o Ministério de Comunicação Social (MCS) que tem a missão de anunciar o Senhorio de Jesus e a Cultura de Pentecostes. Ele é um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios e às ações do grupo de oração.

Para a coordenadora do ministério Mariella Oliveira, o MCS proporciona que se conheça o que está sendo realizado pela RCC, seja dentro dos grupos de oração, nos seminários de vida, ou em eventos de maio proporção. Ela busca inspiração nas palavras do santo papa Francisco para explicar que, como cristãos, todos devem anunciar o Cristo em todos os lugares.

Sobre as ferramentas de comunicação, Mariella entende que elas devem ser utilizadas desde as mais simples, como o roteiro de avisos dentro do grupo de oração, às estratégias que utilizam de avançada tecnologia. “A contribuição do Ministério de Comunicação é construir canais de comunicação para que mais pessoas conheçam e tenham a experiência do batismo no Espírito Santo e mudem de vida.”

Os desafios do ministério são muitos e vão desde a falta de servos em todos os setores e até a falta de compreensão dos servos sobre o serviço do ministério. Sobre o último, Mariella explica: “Não é preciso ser apenas um técnico formado em comunicação para servir conosco. É claro que a formação é importante, mas não é condição essencial para o serviço. Nós prezamos pela simplicidade, e precisamos de pessoas dispostas a querer levar Jesus com criatividade e desejo de que a cultura de Pentecostes seja semeada.”

Mariella que se considera muito feliz pelo chamado a servir na comunicação pois seria uma forma de “oferecer a Deus o dom que Ele deu”. A Palavra que guia o ministério ultimamente é a presente no capítulo 40, versículo 9 de Isaías:  “Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus!”

Quem quiser fazer parte do ministério, o recado é: “VENHA!!!”. A pessoa pode fazer contato pelo Fale Conosco do site, pelo Twitter ou Facebook.

 Momento com a coordenadora:

  •  Desde quando está na coordenação do ministério?

Desde janeiro de 2013, o conheci há mais de cinco anos atrás, quando era coordenadora de comunicação do Ministério Universidades Renovadas (MUR).

  • O que representa ser RCC para você? Como é a sua história com a RCC?

Conheci a RCC aos 14 anos, em Formiga – MG, onde participava do Grupo de Oração Sonho de Maria. De lá, aos 17 anos me mudei para Viçosa – MG, para cursar jornalismo, e era do Povo da Capela, participando dos grupos de oração que aconteciam dentro da universidade, para os quais servi nas equipes de teatro, intercessão e comunicação. A primeira vez que fiz um texto de divulgação foi para uma experiência de oração, da qual participavam mais de 100 estudantes, eu via aquilo tudo e pensava: como não divulgar? Daí escrevi um texto e enviei aos jornais da cidade, que publicaram! De lá pra cá, fui chamada a coordenar a comunicação do Ministério Universidades Renovadas, por quase 3 anos, antes de vir morar a Brasília. Aqui, inicialmente, servi no Grupo de oração de profissionais e hoje, no Grupo de oração João Paulo II, em Aguas Claras.

  •  Qual seu lema de vida?

Sinto que nossa vida é dinâmica, Deus já me deu várias palavras em oração, outras a partir da leitura da vida de santos, que levo muito comigo. São elas: “Bem aventurada aquela que acreditou, pois lhe será concedido tudo aquilo que o Senhor lhe prometeu” (Lc  1, 45) e “Em meus sonhos, via diante de mim um futuro brilhante… porque estava convencida de estar destinada a algo grande, e que não me encaixava na limitada burguesia do meu entorno” ( Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein).

  •   Como coordenadora, qual é a palavra de ânimo que você diria para aqueles do ministério quando enfrentarem momentos difíceis?

Deus nunca nos deixa só. Ele nos envia irmãos para caminhar junto conosco. Sozinhos, não conseguiremos fazer nada, portanto reze, pois Deus enviará servos para a missão!

 

Clique aqui para ler a cartilha do Ministério de Comunicação Social .