O que é o ministério de promoção humana?

O Ministério de promoção humana é um serviço que visa auxiliar no resgate  do homem que é a imagem e semelhança de Deus (Gen 1,7), porém, pelo pecado essa imagem se desfigura e quanto mais nos aproximamos de Deus mais nos assemelhamos a Ele e assim o homem é restaurado em sua dignidade enquanto filho de Deus.

A promoção humana como indica a Doutrina Social da Igreja, deve levar o homem e a mulher a passar de condições menos humanas para condições cada vez mais humanas, até chegar o pleno conhecimento de Jesus Cristo. (Compendio da Doutrina Social, nº98)

Diante disso, é preciso conscientizar da necessidade urgente de ver no irmão carente e necessitado a presença viva de Deus. Nos dias atuais o que mais observamos são pessoas que estão sedentas de atenção, de serem acolhidas, escutadas, curadas, muitas pessoas que estão precisando não somente de algo material e sim espiritual. Quantas pessoas estão a gritar silenciosamente?

O Ministério de Promoção Humana da RCC atua na igreja e na sociedade objetivando promover iniciativas voltadas para o avanço social e espiritual dos filhos de Deus, ajudando-os a ser protagonistas do seu crescimento e conscientizando-os da sua importância como parte integrante do reino de Deus e da sociedade. Nos grupos de oração o serviço da promoção humana é desenvolvido por meio da Acolhida, Pastoreio e Caridade Social.

Este Ministério tem a missão de trabalhar nas obras sociais, priorizando o atendimento dos excluídos, através da Renovação Carismática Católica. O ministério de Promoção Humana busca formar as pessoas a partir da Doutrina Social da Igreja, criando um compromisso com os mais carentes, além de levantar e participar da organização de todas as obras sociais que a Renovação tem através dos Grupos de Oração. ( http://rccbrasil.org.br/institucional/promocao-humana.html )

Uma dessas obras sociais que busca promover a dignidade humana é a Crevin (Comunidade de Renovação Esperança e Vida Nova) é  uma  iniciativa de membros da Renovação Carismática Católica de Brasília destinada a abrigar idosos carentes. A instituição trabalha com o acolhimento de idosos sendo maioria  abandonados por suas famílias muitos deles sem a mínima dignidade para a sobrevivência. Acolhidos na CREVIN esses idosos passam a ser promovidos nas dimensões de sua vida físico, mental e espiritual.

Portanto, o serviço do MPH vai muito além de oferecer bem material, este  ministério auxilia para que a verdade do amor de Cristo seja proclamada na sociedade e fazer com que essa verdade seja plena na vida dos filhos de Deus, para  que assim todos possam ser promovidos integralmente em cada dimensão do ser humano.

“Querer o Bem comum e trabalhar por ele, é exigência de justiça e de caridade”. Caritas in  veritate.

Fonte: site Rcc Brasil, Apostila formação de agentes transformadores da sociedade-Ministério de promoção humana