De 01 a 04 de maio, coordenadores diocesanos de todo o país se reuniram na cidade-satélite do Gama, no Distrito Federal, para o encontro nacional que teve como tema: “Que todos sejam um” (Jo 17,21). Pregações e momentos profundos de oração marcaram o evento que contou com a presença de cerca de 240 pessoas.

Temas de espiritualidade marcam a sexta-feira

O segundo dia do encontro, sexta-feira (02), começou com a pregação do assessor da RCC do Brasil para as Comunidades de Renovação, Reinaldo Beserra, que falou sobre a experiência do Batismo no Espírito Santo. Já a coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Beatriz Vargas, pregou sobre Escuta Profética. Como podemos ouvir a de Deus, como Ele nos fala. Segundo ela, a verdade é que não ouvimos sua voz física, mas Ele se manifesta em nosso coração.

Outro momento marcante foi a oração conduzida pelo membro da Comissão Nacional de Formação, Marizete Nascimento, que levou os presentes a uma vivência de profunda intimidade com Deus. Também a pregação de Leandro Batista, membro do Conselho Editorial da RCC do Brasil, trouxe importantes direcionamentos. Falando sobre autoridade espiritual, destacou seis pilares para alcança-la: retidão cumprida e atribuída, relacionamento com Deus, unção, fé de Abraão, obediência e santidade.

Integridade de vida, pastoreio e vivência fraterna

altA manhã do sábado (03) teve início com um sublime louvor a Deus e um clamor a sua grande misericórdia para que iluminasse os participantes. Contando com a presença do Conselho Nacional da RCC e de coordenadores de todo o país, foi o momento para viver a moção da presidente da RCC, Katia Zavaris: “Somos uma única nação. Uma única Renovação”.

Após esse pedido de unidade, Pe. André Rodrigues, da arquidiocese do Rio de Janeiro, conduziu um momento da misericórdia. Direcionados pelas palavras de Daniel 13 e João 8, os presentes puderam contemplar as maravilhas realizadas por Deus na vida de Suzana e da mulher adúltera, que foram livradas da sombra da morte pela misericórdia infinita do Pai.

Marizete Nascimento também ministrou uma pregação, que iniciou anunciando: “Integridade de vida é santidade de forma integral” e explicou: “É preciso cuidar do corpo físico e do ‘corpo’ espiritual”.

A pregadora chamou a atenção para a necessidade da evangelização com a vida durante as 24 horas do dia. Para isso, é preciso sempre pedir que o Espírito batize a vontade de cada um, para que a busca de Deus seja firme e constante. Ressaltou ainda que no momento das batalhas, não há espaço para o desânimo, já que o cristão tem todas as ferramentas necessárias dentro de si, precisa apenas, aprender a usá-las. “Nos caminhos do senhor não se pode existir pessoas com a ‘dupla imagem’. É necessário viver com harmonia entre a integridade pessoal e a imagem que passamos para os outros”, afirmou Marizete dizendo ainda que integridade não é fazer apenas o que está de acordo com a lei, mas sim o que pede a moral cristã.

A parte da tarde do sábado foi voltada ao serviço, à missão, do coordenador diocesano. Frederico Marques, coordenador estadual do Ministério de Formação na RCC Bahia, falou sobre as funções essenciais do coordenador: administrar, evangelizar, pastorear, liderar e formar. Também Virgílio, da comissão nacional de formação, fez uma partilha aprofundada sobre o pastoreio.

altA noite de sábado foi encerrada por um forte momento de convivência e partilhar fraterna entre os coordenadores diocesanos e membros do Conselho Nacional. Com uma noite da pizza, os presentes ficaram maravilhados com a oportunidade desta experiência de fortalecimento da unidade.

A origem da missão está no amor

Um momento de adoração e grandes curas iniciou o último dia do encontro nacional para diocesanos. O coordenador do estado de Goiás, Taciano Barbosa, e o secretário geral da RCC, Luiz César, conduziram a oração. Deus fez-se presente no meio do povo, realizando maravilhas em coordenadores e dioceses, que se prostraram diante de Jesus entregando-se a Ele.

A pregação do dia foi ministrada pelo coordenador estadual de São Paulo, com o tema: “RCC em constante estado de missão”. Rogério Soares partilhou sobre a experiência de sua visita à Missão Marajó. Falando sobre a marcante convivência com Dom Azcona, na Ilha que fica localizada ao norte do Brasil, citou uma de suas marcantes frases: “Há um Pentecostes para se experimentar na missão”.

Rogério afirmou que o tempo em que estamos exige um impulso na ação missionária, e explicou sobre profundos ensinamentos dobre a missão dentro da Igreja. “Precisamos dilatar o coração, não fechá-lo às situações da realidade”, afirmou. Destacou ainda que uma das definições de missão é testemunho, testemunhar Jesus, sobretudo, o testemunho de vida, e que sua origem está no amor eterno da Santíssima Trindade: o envio que Deus Pai faz de seu Filho à humanidade.

altFoi também partilhado com os diocesanos o que se espera desta instância de coordenação: colaboração Institucional – evangelizar através do batismo no Espírito Santo, zelar pela identidade do Movimento, contribuir com a identidade da Igreja, administrar a instituição que lhe foi confiada com amor, assumir a dimensão missionária da RCC.  Comprometimento pessoal com a missão: não se esconder atrás das dificuldades, conhecer e amar as missões, despertar missionários, oferecer o auxilio que as missões precisam.

O Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos foi encerrado com a Santa Missa. Como sinal de unidade, ao final da celebração foi feita a bênção das velas e um envio aos diocesanos para que frutifiquem em suas realidades todo o ensinamento e vivência propostos e experimentados neste retiro.

Confira mais!

A galeria de fotos do Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos está disponível no Portal RCCBRASIL, acesse aqui.

Em breve serão disponibilizados para os coordenadores os materiais utilizados nas pregações do encontro. O download será feito via SAVIC. Um email será enviado aos participantes do encontro avisando sobre a disponibilidade do material.

Testemunhos: Coordenador Diocesano, você que esteve presente no Encontro Nacional, partilhe com todo o Brasil sua experiência! Envie seu testemunho para redacao@rccbrasil.org.br.

Fonte: RCC Brasil