Juntos pelo direito de envelhecer com dignidade

Conheçam a CREVIN

 

A CREVIN (Comunidade de Renovação Esperança e Vida Nova) é a iniciativa da Renovação Carismática Católica de Brasília, destinada a abrigar idosos carentes com o apoio da Paróquia São Sebastião de Planaltina. Inaugurada em novembro de 2000, abriga mais de 30 idosos, divididos entre homens e mulheres com idades e necessidades variadas. É a única instituição católica do DF que acolhe a terceira idade ligada a Arquidiocese.

Convite especial – CREVIN

Como os próprios participantes contam, a CREVIN nasceu da oração. A idéia inicial era construir uma creche, mas rezaram e perceberam que precisavam de um lar do idoso. Surgiu graças a um grupo de oração de Planaltina, idealizadores da iniciativa que teve sua obra estreada em agosto de 1985.

Segundo a voluntária da CREVIN, Célia Regina Vieira, a instituição veio do coração de Cristo. “A igreja católica precisava fazer a obra física de Deus”. Ela que está na equipe desde o começo, com sua própria colaboração ou por meio de seu marido, afirma que ajuda de graça, sem pedir nada em troca e sente-se feliz por poder colaborar de alguma forma. Por não ser uma obra financiada pelo governo, vive de doações. Contam com voluntários físicos e financeiros. “Nossa função é cuidar e amar. Eles não precisam apenas de doação financeira, necessitam também de abraços”, conta Célia.

Mesmo sendo uma instituição de caridade católica, o acolhimento é total. Não importa religião, história ou crença. Um exemplo disso é dona Gracy Alves de Oliveira, idosa de 84 anos e moradora da CREVIN. Ela é evangélica, não tinha família e dinheiro para o aluguel, mas encontrou apoio ao chegar à Comunidade de Renovação Esperança e Vida Nova. “Busquei moradia em outros abrigos, mas me quiseram por aqui. Sou bem cuidada.”, conta Gracy.

Hoje a instituição dá prioridade para senhores e senhoras em situação de risco. Acolhem independente de aposentadoria e cuidam com amor. A lista de espera é grande por falta de leitos e novos funcionários, mas a fé ainda é maior.

Dona Gracy e outros 33 idosos pedem o seu apoio. Hoje a CREVIN precisa de fraldas, polpas de frutas, profissionais de assistência social e fisioterapia, além de materiais e mão de obra para a construção da lavanderia da casa. “É um sonho!” afirma Ruth de Jesus Farias, diretora do local, concluindo que “aqui a gente vê milagre”.

Diversos voluntários ajudam a dar vida diária a CREVIN. Participe também! As doações podem ser feitas por meio de carnê, depósito em conta corrente ou agendando uma visita. Juntos é possível oferecer o direito de envelhecer com dignidade.

Faça sua colaboração!
Banco do Brasil
Agência: 3264-6 Conta Corrente: 60020-2
BRB
Agência: 110 Conta Corrente: 604900-1
Marque uma visita: (61)3389-9448.