A cerimônia de encerramento do Congresso Jubilar Distrital da Renovação Carismática Católica aconteceu neste domingo (27/08), no Colégio Marista champagnat, em Taguatinga. O cardeal da Arquidiocese de Brasília, Dom Sérgio da Rocha foi quem presidiu a última Santa Missa do evento.

Após a Primeira Leitura (Is 22,19-23) e a Segunda Leitura (Rm 11,33-36) o Evangelho ((Mt 16,13-20) foi proclamado para as centenas de servos da RCC que se faziam presentes.

Já nas primeiras palavras, o cardeal explicou o sentido atual do movimento da RCC aos servos que vieram ao Congresso Jubilar estar em união com o amor de Deus, nestes 50 anos que a renovação se faz presente no mundo inteiro. “A Renovação Carismática tem sido um instrumento precioso do amor, da misericórdia e da graça de Deus para tanta gente, por isso a obra que Deus realiza que o Espírito Santo realiza vai muito além, do que podemos perceber com nossos olhos e a nossa inteligência. É por isso, que o louvor e o agradecimento são ainda maiores, porque quando você vê claramente um presente já há motivo para agradecer, quando você sabe que aquele que dá o presente é generoso e distribui esses dons para o mundo inteiro, muito além do que você pode ver, o louvor é ainda maior”.

Durante a homilia, Dom Sérgio fala que o evangelho nos apresenta Jesus e nos conduz a Cristo, e claramente é apresentado Jesus a todos por esta passagem.  “É Simão Pedro, que em nome dos outros discípulos, vai fazer a grande profissão de fé sobre a qual se fundamenta a igreja. ‘Tu és o filho de Deus vivo, tu és o Messias, tu és o Cristo, tu és o Senhor’. E hoje somos convidados a dizer de coração à Jesus: ‘Eu  creio que tu é o Cristo, o Messias,  tu é o Salvador que tanto necessitamos, tu és o Filho de Deus’. E vamos crescendo nessa fé, nesse conhecimento de Jesus  na medida em que caminhamos com Ele, convivendo com Ele. Ninguém conhece uma pessoa se não se aproxima dela, para  conhecer alguém é preciso conversar, falar e ouvir, conviver dia – a – dia nas dores, caminhar juntos é assim, que conhecemos Jesus, assim foi crescendo, se esclarecendo e amadurecendo a fé dos discípulos. Nos dias de hoje para conhecer Jesus necessitamos estar com Ele, conversar e saber ouvir o que Ele tem a nos dizer, conviver nas alegrias e também nas horas que necessário for subir ao calvário e permanecer com Ele”.

O cardeal concluiu sua homilia dizendo: “Cremos pelo poder de Deus, conhecemos Jesus, porque o Pai revela, o Espírito Santo nos ilumina, mas cremos com a igreja, cremos porque recebemos da igreja esta fé transmitida ao longo dos séculos. É muito importante você estar na comunhão da igreja e com a igreja fundada sobre Pedro e a profissão de fé, possamos cada vez mais crescer na fé e uma vez crescendo na fé, fazer aquilo que os carismáticos pela graça de Deus já realizam  de maneira tão bonita, compartilhar  com os outros a alegria de  viver desta fé, alegria de seguir a Jesus  e ter o seu coração e a sua  vida iluminada  por esta fé. Que seja cada vez mais forte no coração de cada um, na  vida de cada um a fé em Cristo. Mas acima de tudo que a RCC-DF continue a  nos ajudar a evangelizar, isto é, a transmitir esta fé em Cristo a cada irmão a cada irmã, especialmente aos que mais necessitam da graça de Deus. Deus continue a abençoar cada um e a toda a Renovação Carismática Católica do Distrito Federal, no Brasil e no mundo inteiro”, abençoou.

 

Flavia Ferrer

Ministério de Comunicação Social da RCC-DF