3rd Worldwide Priests’ Retreat
“Called to Holiness for a New Evangelization”
Rome, Italy 10 – 14 July 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA

Papa Francisco no 3° Retiro Mundial dos Sacerdotes organizado pelo ICCRS e Catholic Fraternity

“Espero que o próximo retiro mundial do clero, organizado no mês de junho em Roma, em preparação ao 50° aniversário da Renovação Carismática Católica em 2017, sirva para reafirmar com força essa prioridade (o primado da obra de santificação do Espírito na sua atividade carismática) continuando a incentivar de todas as formas o exercício dos carismas, tão úteis e necessários, segundo o Concílio Vaticano II, ‘à renovação e a uma maior expansão da Igreja’”. (Padre Raniero Cantalamessa, quinta pregação da Quaresma 2015 na Casa Pontifícia).

Papa Francisco no próximo 12 de junho guiará a meditação “Transformados pelo amor e para o amor”, na ocasião do 3° Retiro Mundial dos Sacerdotes organizado pelo ICCRS e pela Catholic Fraternity. O retiro acontecerá em Roma, na Basílica de São João de Latrão, dos dias 10 a 14 de junho de 2015. O tema do encontro que vai envolver um grande número de bispos, sacerdotes e diáconos celibatários dos cinco continentes, será: “Chamados à Santidade para uma nova Evangelização”.

“Reunidos”; “Reconciliados”; “Transformados”; “Capacitados”; e “Enviados… para uma nova evangelização” são os cinco temas que refleterão os participantes do 3° Retiro Mundial dos Sacerdotes, que terá como tema principal a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.

O retiro terá início na tarde do dia 10 de junho com o tema “Reunidos”. V. Em.ª Card. Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, presidirá a Santa Missa de abertura. Em seguida as palavras de boas vindas de Michelle Moran (Presidente do ICCRS) e de Gilberto Barbosa (Presidente da Catholic Fraternity). A meditação do dia será confiada ao Padre Raniero Cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia, e o tema será: “Chamados à santidade para uma nova evangelização”.

“Reconciliados” será a palavra que abrangerá todas as reflexões do segundo dia. V. Em.ª Card. Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho para Justiça e Paz, guiará a meditação “Reconciliados com Deus”. Depois seguirá com Adoração Eucarística. V. Em.ª Card. Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, presidirá a Santa Missa. A tarde Don Livio Tacchini guiará a meditação sobre o tema “O preço da reconciliação”, seguido de um período de reconciliação guiado pelo Padre Daniel Ange.

No dia 12 de junho, na Festa do Sagrado Coração de Jesus, “Transformados” será o tema do dia. Padre Jonas Abib guiará a meditação “Deixa que o amor de Deus te transforme”. Logo depois a Irmã Briege McKenna e Padre Kevin Scallon guiarão a Adoração Eucarística e a oração por cura. A tarde o encontro com o esperado PAPA FRANCISCO. O Santo Padre guiará a meditação “Transformados pelo amor e para o amor” e depois terá um tempo de diálogo com os sacerdotes e celebrará a Santa Missa e dará aos participantes um mandato missionário.

Em 13 de junho, o tema será “fortificados”. Padre Raniero Cantalamessa refletirá o tema “Fortificados para serem mais plenamente discípulos-missionários”. Logo depois haverá Celebração Eucarística presidida pela V. Em.ª Card. Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero. Na parte da tarde “Viver o sacerdócio no poder do Espírito Santo” será o tema meditado pelo Mons. Joseph Malagreca. Vindo do Brasil, V. Ex.ª Mons. José Luis Azcona, dará seu testemunho. O dia se encerrará com oração para uma nova Efusão do Espírito Santo guiada pela Patti Gallagher Mansfield e V. Ex.ª Mons. Alberto Taveira.
O retiro se encerrerá no domingo do dia 14 de junho com uma solene Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Geral da diocese de Roma, V. Em.ª Card. Agostino Vallini.

Fontes: ICCRS – International Catholic Charismatic Renewal Servicese e Catholic Fraternity Communities

Mais Informações: Website.:www.iccrs.org / www.catholicfraternity.net